Separamos alguns temas para você que quer entender sobre o transporte de cargas!

Cadastre seu email para receber conteúdos e informações exclusivas sobre o mercado de transportes e fretes!
Inscrição Newsletter
Faça uma cotação!
Artigos Recentes Postagens recentes
Categorias Categorias do Blog
Como Fazer Transporte de Cargas Vivas
O transporte de cargas vivas é uma modalidade que envolve a movimentação de animais de um local para outro, exigindo cuidados especiais durante o trajeto, especialmente se forem percorridas longas distâncias. Saiba mais a seguir!
O que são cargas vivas?
As cargas vivas são aquelas representadas por animais como vacas, galinhas, cavalos, porcos, entre outros, que são transportados em caminhões especializados, com o propósito comercial, de abate, exposição ou eventos esportivos.

Cuidados necessários no transporte
Este transporte precisa seguir as orientações das legislações vigentes, que buscaram aperfeiçoar as exigências a fim de evitar maus tratos, assim como para garantir que as mercadorias chegassem em segurança a seus destinos. Aqui no Brasil, são regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Segundo as normas, o transporte de animais deve seguir uma série de requisitos que incluem:

1.Espaço adequado que permita que os animais possam se deitar ou ficar na sua posição natural, evitando estresses ou lesões.

2.Sistema de ventilação e controle de temperatura no caso de carrocerias fechadas.

3.Piso adequado, de preferência antiderrapante para evitar quedas e instabilidade durante curvas ou instabilidades da estrada.
4.Medidas sanitárias para prevenção de doenças.
5.Travas de segurança para evitar que a carroceria se abra durante o trajeto e cause acidentes na estrada.
6.Homologação do transporte pelo Detran e possuir o Certificado de Adequação às normas de trânsito.
Algumas medidas de segurança exigidas
O transporte de cargas vivas exige medidas de segurança para garantir o bem estar e saúde dos animais. São elas:

Segundo as normas, o transporte de animais deve seguir uma série de requisitos que incluem:

1.Seleção dos animais: animais doentes não devem ser transportados, tanto pelo perigo de contaminação com os demais, quanto pela chance de não resistir às condições de percurso.

2.Uso de equipamentos de contenção: os animais devem ser contidos de forma segura, com jaulas, gaiolas ou caixas de transporte, que devem estar limpos, e próprios para evitar fugas.

3.Profissionais treinados: os motoristas devem ser especializados neste tipo de transporte, guiando o percurso evitando movimentos bruscos e desnecessários, além de terem o zelo de realizar paradas de tempos em tempos para a hidratação e alimentação dos animais e certificar-se de que esteja tudo ocorrendo bem.
Em suma, o transporte de animais exige além das adequações no veículo, o treinamento da equipe, uso de materiais de contenção, monitoramento dos animais durante o percurso e controle de medidas sanitárias. Isto requer um planejamento cuidadoso, como o cálculo de água, comida e paradas necessárias durante o trajeto. A rota deve sempre ser otimizada e o transportador deve cuidar para que as regulamentações sejam cumpridas. O propósito final é o bem estar dos animais, preservando a qualidade da carga e evitando perdas durante o percurso.

Imprimir Imprimir do Post 'Como Fazer Transporte de Cargas Vivas'
Gerar PDF Gerar PDF do Post 'Como Fazer Transporte de Cargas Vivas'
Artigos Recentes Postagens recentes
Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:
Você deseja que seus dados sejam armazenados e preenchidos automaticamente na proxima vez que for enviar um comentário?
Seja o Primeiro a Comentar
Comentários: 00
Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos