Como Fazer Transporte de Cargas Vivas
O transporte de cargas vivas é uma modalidade que envolve a movimentação de animais de um local para outro, exigindo cuidados especiais durante o trajeto, especialmente se forem percorridas longas distâncias. Saiba mais a seguir!
O que são cargas vivas?
As cargas vivas são aquelas representadas por animais como vacas, galinhas, cavalos, porcos, entre outros, que são transportados em caminhões especializados, com o propósito comercial, de abate, exposição ou eventos esportivos.
Cuidados necessários no transporte
Este transporte precisa seguir as orientações das legislações vigentes, que buscaram aperfeiçoar as exigências a fim de evitar maus tratos, assim como para garantir que as mercadorias chegassem em segurança a seus destinos. Aqui no Brasil, são regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Segundo as normas, o transporte de animais deve seguir uma série de requisitos que incluem:
1.Espaço adequado que permita que os animais possam se deitar ou ficar na sua posição natural, evitando estresses ou lesões.
2.Sistema de ventilação e controle de temperatura no caso de carrocerias fechadas.
3.Piso adequado, de preferência antiderrapante para evitar quedas e instabilidade durante curvas ou instabilidades da estrada.
4.Medidas sanitárias para prevenção de doenças.
5.Travas de segurança para evitar que a carroceria se abra durante o trajeto e cause acidentes na estrada.
6.Homologação do transporte pelo Detran e possuir o Certificado de Adequação às normas de trânsito.
Algumas medidas de segurança exigidas
O transporte de cargas vivas exige medidas de segurança para garantir o bem estar e saúde dos animais. São elas:
Segundo as normas, o transporte de animais deve seguir uma série de requisitos que incluem:
1.Seleção dos animais: animais doentes não devem ser transportados, tanto pelo perigo de contaminação com os demais, quanto pela chance de não resistir às condições de percurso.
2.Uso de equipamentos de contenção: os animais devem ser contidos de forma segura, com jaulas, gaiolas ou caixas de transporte, que devem estar limpos, e próprios para evitar fugas.
3.Profissionais treinados: os motoristas devem ser especializados neste tipo de transporte, guiando o percurso evitando movimentos bruscos e desnecessários, além de terem o zelo de realizar paradas de tempos em tempos para a hidratação e alimentação dos animais e certificar-se de que esteja tudo ocorrendo bem.
Em suma, o transporte de animais exige além das adequações no veículo, o treinamento da equipe, uso de materiais de contenção, monitoramento dos animais durante o percurso e controle de medidas sanitárias. Isto requer um planejamento cuidadoso, como o cálculo de água, comida e paradas necessárias durante o trajeto. A rota deve sempre ser otimizada e o transportador deve cuidar para que as regulamentações sejam cumpridas. O propósito final é o bem estar dos animais, preservando a qualidade da carga e evitando perdas durante o percurso.
Imprimir
Gerar PDF