Erros mais comuns no transporte de cargas
Criar rotas de entrega eficientes é crucial para o sucesso de um negócio, mas erros comuns podem resultar em atrasos e insatisfação do cliente. É importante considerar condições de tráfego, disponibilidade do cliente, capacidade de carga e usar tecnologia para otimizar o processo, como softwares de otimização de rotas e rastreamento por GPS.
Criar rotas de entrega eficientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, muitas empresas cometem erros comuns ao criar suas escalas, o que pode levar a atrasos, custos desnecessários e insatisfação do cliente. Neste guia, você aprenderá como evitá-los e otimizar seu processo de entrega com sucesso!
Não considerar condições do tráfego e problemas na estrada
Ao planejar a rota de uma mercadoria, é necessário conhecer as condições climáticas, precariedade das estradas e fluxo de veículos daquele local. Tudo isso interfere diretamente no prazo de entrega da mercadoria. Os atrasos são a principal reclamação sobre transportadoras e afetam negativamente sua relação com o cliente. O planejamento logístico precisa ser realizado desde o momento que o serviço é soliticitado. Para isso, existem softwares destinados ao transporte de cargas, que já estão sendo amplamente utilizados, principalmente por transportadoras em Santa Catarina. Eles levam em consideração o trânsito em tempo real e as condições da estrada, ajustando os melhores horários para a viagem, garantindo entregas mais pontuais.
Não considerar a disponibilidade do cliente para a entrega
A comunicação é fundamental e evita que o entregador compareça várias vezes ao destino sem encontrar o cliente. É importante estabelecer uma janela de entrega que funcione para ambas as partes. Aplicativos que atualizam a localização da carga em tempo real e que estabelecem horários de entrega permitem que o consumidor se organize para receber a encomenda. Outras opções incluem também entregas flexíveis como no horário noturno e aos finais de semana, ampliando a possibilidade de encontra-lo em casa. Ao levar esses fatores em consideração, você pode otimizar seu processo de entrega e melhorar a satisfação do cliente.
Não considerar a capacidade de carga do veículo
Durante o planejamento das rotas, a sobrecarga do veículo pode trazer prejuízos financeiros como desgaste das peças do caminhão, compromentendo a segurança, além de diminuir a eficiência e rapidez do transporte. Além disso é necessário considerar as fragilidades da carga transportada e isso depende diretamente das condições de armazenamento. Para corrigir este erro é preciso respeitar as limitações do baú transportador e investir em logística para que a economia seja possível.
Não usar a tecnologia para agilizar o processo
Atualmente todos os processos de acompanhamento de carga, desde o momento que ela chega na transportadora até ser distribuída para o destino final são controladas por plataformas online especializadas. Isso inclui o uso de software de otimização de rotas, rastreamento por GPS e atualizações em tempo real. Isso permite economia de tempo, custos e melhora a satisfação do cliente.
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